Nova Iorque/EUA – O mineiro João Menezes deu o primeiro passo em busca de uma vaga na chave principal do US Open. Nesta terça-feira (24), na estreia no qualifying, em Nova York (EUA), Menezes – número 4 do Brasil e 227 do mundo – derrotou o italiano Filippo Baldi (315 do ranking) para avançar à segunda rodada. O mineiro marcou 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6 (7-4), em 1h51min. O próximo adversário, nesta quinta-feira (26), será o norte-americano Maxime Cressy (151 do mundo), que passou pelo argentino Guido Andreozzi (203) por 2 a 1 – 6/4, 5/7 e 7/5.
Menezes busca chegar pela primeira vez na carreira à chave principal de um Grand Slam. Três vitórias garantem uma das 16 vagas. O quali será realizado até esta sexta-feira (27) e o torneio começa no próximo dia 30.
“Muito feliz porque fiquei confiante todo o tempo, acreditando. E isso no final gerou resultado. Um adversário que, em quadra rápida, tem boas atuações. Acho que saquei bem, foi bom. Agora é descansar, treinar bem amanhã (quarta) e preparar para jogar na quinta”, explicou Menezes, que tem o patrocínio de BRB e apoio de Fila, Wilson e Shopping Uberaba.
No primeiro set, o italiano quebrou logo no game inicial, mas Menezes devolveu em seguida. Daí para frente, os dois mantiveram seus serviços até o décimo e último game, quando o mineiro conseguiu o break para fechar em 6/4. No segundo, mais uma vez o adversário começou quebrando e, na sequência, abriu 2 a 0. Menezes deixou tudo igual no oitavo game, empatando em 4 a 4 com o break. E a definição, depois, foi para o tie-break, em que o mineiro chegou a ter 4/0 e 5/1, Baldi encostou em 5/4, mas a reação parou aí. Vitória de Menezes por 7-4 para seguir no quali.
Nesta temporada, em julho, Menezes retornou a Itajaí (SC), para treinar na academia ADK Tennis, no Itamirim Clube de Campo, base de seus treinamentos pela terceira vez na carreira.