O Rio de Janeiro volta a ser o ponto de encontro dos grandes nomes do tênis mundial a partir de sábado, dia 12, com o início da oitava edição do Rio Open apresentado pela Claro. Com dois tenistas entre os dez melhores do mundo e cinco nomes que estão entre os TOP 20, o maior torneio de tênis da América do Sul e único da ATP no Brasil vai receber os fãs do esporte no Jockey Club Brasileiro. Além de grandes espetáculos nas quadras, a sustentabilidade também é uma característica marcante do Rio Open. Em parceria com a ENGIE, maior empresa privada de energia do Brasil, além da descarbonização do evento em si, a organização do Rio Open irá neutralizar também as emissões de CO2 derivadas do deslocamento do público. Na última edição, em 2020, os parceiros já haviam descarbonizado o evento, de forma inédita no circuito ATP 500. O torneio vai receber os fãs do esporte em um espaço que une ainda boa gastronomia, produtos exclusivos e exposição de arte.
“É muito bom estar de volta. O retorno do Rio Open é um presente para o Rio de Janeiro. O sucesso da vacinação nos permitiu estar juntos novamente e celebrar o esporte, com toda segurança, é claro. Estávamos com saudades e vamos fazer um Rio Open que será o melhor de todos”, comemora Marcia Casz, diretora geral do Rio Open.
Abrindo o torneio, nos dias 12 e 13, acontece a disputa do Qualifying, com entrada gratuita. Já na segunda-feira, dia 14, tem início a chave principal, com a final acontecendo no domingo, dia 20. O torneio tem grandes nomes garantidos. O italiano Matteo Berrettini, número 7 do mundo, e o norueguês Casper Ruud, o 8º do ranking, são os dois top 10 que lideram a disputa da oitava edição do maior torneio de tênis da América do Sul. O argentino Juan Martin Del Potro também está na lista. Grandes nomes como Diego Schwartzman, Carlos Alcaraz, Pablo Carreño Busta, Cristian Garin, Fabio Fognini e Benoit Paire também figuram entre os participantes do Rio Open. Entre os brasileiros, Thiago Monteiro, e Felipe Meligeni estão confirmados na lista de simples e Marcelo Melo e Bruno Soares disputarão o torneio de duplas. Os ingressos podem ser adquiridos no site oficial da competição.
O tênis é a atração principal, e esta edição promete ser uma das mais fortes de sua história, mas também há muitas outras opções de entretenimento, numa estrutura comparável à de grandes eventos do circuito mundial. O Rio Open conta com uma área interativa de aproximadamente 10 mil m², o Leblon Boulevard, que oferece opções de stands, lojas, entretenimento e gastronomia, além das ativações dos patrocinadores para torcedores de todas as idades.
O Rio Open é exibido ao vivo para 170 países, levando imagens positivas do Rio de Janeiro para o mundo. Dos visitantes do evento, 30% são de fora da cidade. O torneio injeta mais de R$ 100 milhões na economia do estado, gerando renda e emprego e transformando a vida das pessoas. Essa transformação também está presente para as mais de 600 crianças dos projetos sociais apoiados pelo evento
Esportivamente o torneio também é conhecido pelo seu alto nível. É o primeiro ATP World Tour 500 da história do Brasil e integra o seleto grupo de 13 torneios denominados ATP 500, sendo um dos 22 mais importantes do calendário da ATP e único que ocorre no país. Isso o credencia como o maior evento esportivo anual do Rio de Janeiro e um dos únicos torneios ATP 500 de saibro no mundo.
Exclusividade
Novidade desta edição, uma das áreas mais cobiçadas do evento, o Corcovado Club ganha mais espaço e os convidados terão mais uma área vip – o “Espaço Pedra da Gávea”. Com 400m², os amantes do esporte terão comodidade e poderão aproveitar a experiência completa durante os dias de competição. Para a oitava edição do torneio, o Corcovado Club foi ampliado e, agora, terá mais de 3.000m² entre área coberta, varanda e assentos na quadra central. Os dois espaços contam com uma ambientação realizada pela Lider Interiores.
A World Wine, reconhecida no mercado pela curadoria especial de vinhos e o investimento constante em novidades para o consumidor, terá dois bares, um personalizado no Corcovado Club, para convidados, e outro no Leblon Boulevard com venda de vinho em taça para os visitantes.
Além disso, o Corcovado Club oferecerá ações exclusivas para os convidados e terá como chef principal o Chef Marcones Deus do Pax Delícia, que assina o buffet do espaço desde a primeira edição.
Quem passar pelo Corcovado Club poderá ver de perto a obra original que Maxwell Alexandre, artista convidado desta edição fez, exclusivamente para o Rio Open. Além dele, estarão expostas uma escultura do Vergara no jardim em frente ao Corcovado Club e telas do Bechara.
Já no Espaço Pedra da Gávea, além do pôster desta edição em larga escala, também estarão expostas telas de Raul Mourão e José Bechara.
Social
Desde sua primeira edição, em 2014, o Rio Open segue firme na plataforma social, com quatro projetos apoiados, todos ligados ao tênis: Instituto Futuro Bom, Tênis na Lagoa, Escolinha de Tênis Fabiano de Paula e Arremessar para o Futuro são parceiros da competição, além do NERO – Núcleo Esportivo Rio Open. Ao todo, são mais de 700 crianças e jovens beneficiados pelas parcerias. O evento também realiza o Torneio Winners, uma competição voltada especialmente para as crianças e jovens que frequentam os projetos. Os integrantes dessas instituições também ganham ingressos para assistir às partidas do Rio Open e alguns deles fazem parte da equipe de Ball Kids, os famosos “boleiros”.
Sustentabilidade
A preocupação com a sustentabilidade sempre esteve presente no evento e, para a oitava edição não será diferente. Depois de obter o reconhecimento da ONU pelas iniciativas, o Rio Open dá mais um importante passo no processo de neutralização do impacto ambiental de suas atividades. Em parceria com a ENGIE, maior empresa privada de energia do Brasil, além da descarbonização do evento em si, a organização do Rio Open irá neutralizar também as emissões de CO2 derivadas do deslocamento do público. Na última edição, em 2020, os parceiros já haviam descarbonizado o evento, de forma inédita no circuito ATP 500.
Para fortalecer a iniciativa e apoiar na descarbonização da participação do público, é necessário que cada pessoa inclua o código do ingresso aqui e calcule as emissões do seu transporte até o local, sem nenhum custo ou compromisso adicional.
A visão de sustentabilidade do evento contempla ainda iniciativas no campo social, impacto econômico com a geração de emprego e renda e o uso do grande poder do esporte para promover a conscientização e preservação ambiental. Outra meta do torneio é aumentar os recicláveis em 75% nos próximos dois anos, reduzindo o consumo de plástico no evento.
Programação
A programação para a chave principal contará com duas sessões de segunda a quinta-feira: Sessão 1, com início às 16h30; e Sessão Noite, a partir de 19h. Já de sexta-feira a domingo, o torneio terá sessão única. A sessão 1 será composta pelo 1º jogo da Quadra Central e mais todos os jogos das quadras externas. Na sexta a classificatória começa às 16h, no sábado, às 17h e no domingo, a final está marcada para às 17h30. Vale destacar que qualquer ingresso dá acesso ao complexo que será montado no Jockey Club Brasileiro, não importa a sessão. A Grande Final será uma atração à parte. Quem garantir o ingresso para a decisão do título de 2020 encontrará ativações únicas e terá o nome gravado no mural do maior torneio de tênis da América do Sul.