São Paulo (SP) – Com a meta de gerar oportunidades e gerar transformação através do tênis, o Instituto Próxima Geração completa nesta primeira semana de outubro seu quarto ano de atividade como sinônimo de sucesso. Ao longo do período, já atendeu mais de 500 crianças e adolescentes de 8 a 18 anos.
“O propósito tem sido plenamente atingido”, festeja o ex-profissional Mauro Menezes, criador do Instituto. “A auto-estima que o esporte proporciona trouxe benefícios sociais, tanto na quadra, como na escola ou no núcleo famililar. Uma das nossas virtudes foi iniciar o trabalho muito bem estruturados, graças à força do BV, nosso patrocinador desde 2018”.
“Começamos de forma modesta, com 60 alunos, mas sabíamos que o IPG iria crescer continuamente”, avalia Douglas Santana, coordenador técnico. “Um dos marcos foi incluir quatro alunos do IPG no ensino superior, um deles fora do Brasil, no Qatar”.
O programa Próximos Campeões, que enfatiza a prática do tênis como mecanismo de inclusão social, oferece orientações de nutrição e aulas inglês aos alunos, é acompanhado permanentemente por preparador físico e psicóloga, fornece cursos paralelos como arbitragem e encordoamento de raquetes, mas acima de tudo age como pilar à educação, incentivando a presença na escola e a melhoria nos boletins.
“Em 2022, o IPG iniciou um novo desafio, que foi a promoção de torneios de nível future, que são o primeiro degrau do tênis profissional, com o objetivo de facilitar a transição de carreira das novas gerações e, além do sucesso na organização, ainda fomos premiados com os títulos de Mateus Alves em Campos do Jordão e Gabriela Cé no Rio de Janeiro”, conta Menezes.
O Instituto mira expansão para 2023, tanto no alcance do seu projeto social na busca de atingir novas localidades, como na promoção de novos torneios futures.
“Tem sido uma honra apoiar a iniciativa desde a concepção da ideia e é prazeroso ver quatro anos depois o amadurecimento do projeto e a forma com que é gerido e seu impacto gratificante”, afirma Tiago Soares, head de sustentabilidade e marketing do BV. “Que o IPG se torne cada vez mais referência aos projetos que o próprio BV apoia e também a todo o esporte brasileiro. Parabéns ao Mauro Menezes e ao Douglas Santana pela gestão próxima, carinhosa e profissional do projeto”.
O IPG tem sede no Parque dos Príncipes, na Zona Oeste da região metropolitana de São Paulo, e seu projeto social conta com a parceria do banco BV, do Grupo GPS, do Dr. Peanut, de Klabin, de Pátria Investimentos e do Instituto Cyrela, com apoio da Wilson e Double Leal, através da Lei de incentivo ao Esporte, Secretaria Especial do Esporte e Ministério da Cidadania.