Viena/Áustria – Com uma vitória de virada, o mineiro Marcelo Melo e o polonês Hubert Hurkacz avançaram nesta segunda-feira (24) para as quartas de final do ATP 500 de Viena, na Áustria. Melo e Hurkacz derrotaram na estreia os croatas Nikola Mektic e Mate Pavic, cabeças de chave número 3, por 2 sets a 1, com parciais de 1/6, 6/3 e 10-4, em 1h02min, no torneio disputado em quadra dura e coberta.
Na próxima rodada, o mineiro e o polonês enfrentam os vencedores da partida entre os austríacos Alexander Erler e Lucas Miedler (wild card) e os russos Karen Khachanov e Andrey Rublev.
“Contente aqui com a primeira vitória. A dupla do Mate e Pavic é de alto nível, todos conhecem, e eu e o Hubi conseguimos jogar bem, especialmente a partir do segundo set. No primeiro não tivemos muita chance. Eles estavam jogando muito bem. E aí conseguimos uma quebra logo no início do segundo, dando essa liderança no set, que ajudou bastante a manter, ganhar confiança e aí no match tie-break já conseguimos jogar bem melhor. Realmente foi bem legal. Hubi que é um grande amigo. Pudemos jogar bem e viver esses momentos hoje”, explicou Marcelo, que tem o patrocínio de Centauro e BMG, com apoio da Volvo, Head, Voss e Asics.
No primeiro set, os adversários marcaram 6/1, com duas quebras, no quarto e no sexto games. A partir daí, Melo e Hurkacz passaram a dominar o jogo. No segundo set, com breaks no segundo e no quarto games, chegaram a abrir 5/0. Mektic e Pavic ainda devolveram uma das quebras. Mas, foi só. O mineiro e o polonês fecharam em 6/3. E seguiram dominando a partida no match tie-break, para vencer por 10-4 e garantir um lugar nas quartas de final em Viena.
No ATP 500, na Áustria, Melo foi campeão em 2015, 2016 e 2020, todos os títulos em parceria com o polonês Lukasz Kubot, com quem também ficou com o vice-campeonato em 2019. E, em 2015, o mineiro virou número 1 do mundo pela primeira vez em Viena.
Melo e Hurkacz – número 11 do mundo no ranking mundial de simples – jogam pela segunda vez juntos. Antes, disputaram o ATP 250 de San Diego, na Califórnia, no ano passado. No ranking de duplas divulgado nesta segunda-feira pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), Melo soma 2.000 pontos, na 41ª colocação.