Guadalajara/México – Após a emocionante final brasileira, Luisa Stefani deu enorme salto no ranking mundial divulgado nesta segunda-feira (24), somando os pontos do título do WTA 1000 de Guadalajara, no México, conquistado ao lado da australiana Storm Sanders. O torneio é um dos mais importantes do ano, perdendo somente para os quatro Grand Slams.
A dupla da medalhista olímpica de bronze com Storm derrotou a paulistana Beatriz Haddad Maia e a cazaque Anna Danilina por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (7-4), 6/7 (2-7) e 10/8, após 1h59min. Luisa subiu 162 posições e aparece no 55º lugar da tabela da WTA, a Associação das Tenistas Profissionais, retornando ao top 100 após sua lesão e cirurgia no joelho, que a obrigou a ficar um ano parada.
Luisa e Storm jogaram o segundo torneio juntas e já alcançaram o primeiro título. A paulistana garantiu sua quinta conquista. Este ano, ela venceu o WTA 250 de Chennai, na Índia, primeira disputa após o retorno de cirurgia no joelho, ao lado da canadense Gabriela Dabrowski. Luisa comemorou seu segundo troféu de WTA 1000. Ano passado ergueu a taça em Montreal, no Canadá, ao lado também de Dabrowski. Ainda foi vice-campeã no WTA 1000 de Cincinnati, nos EUA, e Miami, nos EUA, junto com a norte-americana Hayley Carter. Com o título, Luisa saltou do 217º lugar ao top 60 mundial. A brasileira foi top 10 no começo da temporada.
“Foi muito divertido jogar na frente de vocês a semana toda. Bia e Anna tiveram uma grande semana, se garantiram no Finals, incrível feito. Bia é uma grande inspiração ao tênis brasileiro e para mim. Não é a primeira vez que fico orgulhosa dela, do que vem fazendo e levando o tênis brasileiro a um nível mais alto. Quero agradecer a Storm pelas duas semanas no começo de meu retorno, confiou em mim, estou orgulhosa de nós. Tivemos dois jogos (neste domingo), e estava lá, como se fosse a chefe em quadra. Foi uma grande semana, minha primeira aqui, me senti em casa. Quero agradecer todo meu time também”, disse a brasileira, patrocinada pela Fila, Faros Private XP e XP Investimentos e que conta com os apoios da Liga Tênis 10 e Bolsa Atleta.
Luisa comentou as tensões do jogo decisivo. “Foram muitos altos e baixos. Tivemos uma chance. Saquei com 5 a 3. Muita tensão. Não tinha esse sentimento há muito tempo. Servir para o jogo estava bom, para estar naquela posição. Acabamos perdendo o set e tivemos que nos reagrupar.”
Luisa soma ainda conquistas em 2019 no WTA 250 de Tashkent, no Uzbequistão, e 2020 em Lexington, nos EUA, ambos com Hayley Carter.