Estoril/Portugal – Em um jogo com dois disputados tie-breaks, em que salvaram match-points e levaram a decisão para o match tie-break, buscando a virada, o mineiro Marcelo Melo e o australiano John Peers – cabeças de chave 2 – pararam na estreia no ATP 250 de Estoril, em Portugal. Nesta quarta-feira (5), o equatoriano Diego Hidalgo e o colombiano Cristian Rodriguez marcaram 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (7-5), 6/7 (7-9) e 10-6, em 1h59min. Melo segue agora para o Masters 1000 de Monte Carlo, em Mônaco, onde fará parceria com o alemão Alexander ‘Sascha’ Zverev. O torneio começa neste domingo (9) e vai até o dia 16, o segundo da temporada 2023 no saibro europeu.
“Hoje não conseguimos, novamente, aproveitar a chance que tivemos no match tie-break, assim como em Miami. Começamos na frente, ganhando de 3 a 0, depois de 4 a 2. Eles acabaram recuperando. Foi ponto a ponto e jogaram melhor no finalzinho do match tie-break. O jogo inteiro foi duro, todos tivemos chances de quebrar. As condições estavam bem rápidas aqui, por mais que fosse nível do mar, e acho que devolveram um pouco melhor que a gente”, explicou Melo, que tem o patrocínio de Centauro e BMG, com apoio de Volvo, Head, Voss e Asics.
Em um primeiro set sem quebras, os adversários venceram no tie-break por 7/6 (7-5). Mais um tie-break definiu o segundo set em que as duplas também mantiveram seus serviços. Com direito a equilíbrio e emoção. Depois de salvar quatro set points, o equatoriano e o colombiano saíram na frente no desempate. Aí, veio a reação de Melo e Peers: salvaram dois match points, viraram e venceram por 9-7, para fechar a série em 7/6 (9-7) e levar a decisão para o match tie-break. Em mais uma disputa muito equilibrada, com o mineiro e o australiano começando na frente, a vitória ficou com Hidalgo e Rodriguez, que recuperaram e marcaram 10-6 para seguir no torneio.
Melo foi campeão em Estoril em 2007, seu primeiro título ATP, junto com o mineiro André Sá, e esteve em Portugal também em 2008, 2011 e 2012. Lá, agora neste ano, jogou o segundo torneio seguido com Peers, abrindo a gira no saibro. Antes, estreou a parceria no Masters 1000 de Miami, nos Estados Unidos, em quadra rápida, chegando até as oitavas de final.
Esta é a 17ª temporada seguida do mineiro como profissional. No ranking mundial de duplas da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), divulgado nesta segunda-feira (3), Melo subiu duas posições, ocupando agora a 38ª colocação, com 2.150 pontos. Peers é o atual número 40 do mundo, com 2070.