Pequim/China – Em um jogo muito equilibrado, o mineiro Marcelo Melo e o alemão Alexander Zverev pararam neste domingo (1º) nas quartas de final do ATP 500 de Pequim, na China. E, agora, Melo segue para a disputa do Masters 1000 de Xangai, na sequência da gira chinesa. No torneio, que começa já nesta quarta-feira (4), o mineiro formará parceria pela primeira vez com o gaúcho Rafael Matos. Melo foi campeão no Masters 1000 chinês três vezes, em 2013, 2015 e 2018.
“Vai ser bem legal jogar com o Rafa em Xangai. Sempre falávamos que uma hora íamos estar em um torneio juntos”, afirma Marcelo, que tem o patrocínio de Centauro e BMG, com apoio de Volvo, Head, Voss e Asics.
Em Pequim, Melo e Zverev enfrentaram neste domingo os cabeças de chave número 1 do ATP 500, o croata Ivan Dodig e o norte-americano Austin Krajicek, que marcaram 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (7-5), 4/6 e 11-9 para avançar no torneio.
“Infelizmente não deu por aqui. Tivemos dois match-points para ganhar da dupla número 1 do mundo hoje. Uma pena não ter avançado, estávamos jogando muito bem”, explicou o mineiro.
O primeiro set foi definido no tie-break. Melo e Zverev quebraram primeiro, no sétimo game, abrindo na sequência 5/3. Os adversários devolveram o break, deixando tudo igual em 5-5. E, saíram na frente no jogo marcando, depois, 7/6 (7-5). O mineiro e o alemão empataram a partida vencendo o segundo set por 6/4. Novamente conseguiram a quebra primeiro, 3/1, mais uma vez o croata e o norte-americano quebraram também, encostando em 4/3, mas com novo break, no décimo e último game, ganharam e levaram a definição para o match tie-break. No match tie-break, chances para os dois lados de fechar o jogo. Melo e Zverev tiveram dois match-points, mas os adversários salvaram e, na sequência, marcaram 11-9.
Melo jogou o ATP 500 de Pequim pela sexta vez, a primeira com Zverev. O mineiro foi campeão em 2018 e vice-campeão em 2019 no torneio – ambos com o polonês Lukasz Kubot. É a sua 17ª temporada no circuito. No ranking mundial da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), ocupa o 40º lugar, com 2.400 pontos. Zverev é número 10 em simples. Matos está em 43º nas duplas, com 1.990 pontos.