Assunção/Paraguai – O brasileiro João Fonseca, 17 anos, 341º do mundo, que fez excelente campanha no Rio Open onde chegou as quartas de finais, chegou neste sábado a decisão do Challenger 75 de Assunção no Paraguai.
Na semifinal, Fonseca superou o argentino Roman Burruchaga, 161º do mundo, por 2 sets a 1, parciais de 7/6(5), 1/6 e 6/3 em 2h26.
Na decisão, Fonseca terá pela frente o também brasileiro Gustavo Heide, 161º, que mais cedo, venceu o peruano Juan Pablo Varillas, por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/2 em 1h25.
“Sensação muito boa. Depois do Rio Open, tomei duas primeiras rodadas e agora estou fazendo a final, isso mostra todo o trabalho. Era algo que a gente tentava fazer, ir melhor em torneios com jogos longos e superação em quadra. Muito feliz por essa vitória, mas falta uma ainda, vamos com tudo”, comemorou o carioca.
“O circuito challenger é muito importante para o desenvolvimento de um jogador. Os caras de 500 a 100 do mundo que jogam esses torneios têm um nível muito alto”, afirmou Fonseca em entrevista ao site da ATP;
Com os pontos conquistados na competição, o brasileiro vai entrar pela primeira vez na carreira entre os 300 melhores do mundo. Se sagrar-se campeão, vai ascender ao 254º posto.
Heide, 22 anos, também terá um ótimo salto no ranking. Ele está subindo 33 postos, já tendo garantido a 192ª a posição. Em caso de título, deve chegar entre os melhores 175 do mundo.
Luiz Fernandes