Brasileiro se tornou o 1º. jogador, desde Mark Woodforde, em 1992 a ganhar os dois títulos em Melbourne e o primeiro brasileiro a ganhar dois troféus no mesmo Grand Slam, desde Maria Esther Bueno, em 1960
Bruno Soares terminou o fim de semana em Melbourne, fazendo mais história no tênis brasileiro e mundial. Depois de conquistar o inédito título de duplas com Jamie Murray, ele voltou à Rod Laver Arena, ao lado da russa Elena Vesnina e se tornou também campeão de duplas mistas. Em um jogo disputadíssimo, a parceria russo brasileira venceu a americana Coco Vandeweghe e o romeno Horia Tecau, por 6/4 4/6 10-5. Foi o terceiro trofeu de Grand Slam de duplas mistas da carreira do brasileiro, o quarto da carreira e o primeiro com Vesnina.
“É impressionante. Difícil explicar essa sensação, de ganhar dois Grand Slams em menos de 24 horas. Vim aqui jogar dois torneios e ganhei os dois. Conquistar um título, fazer uma final já é algo dificílimo, ganhar dois então é indescritível,” disse Soares. “Nunca tive um fim de semana assim. Foi um mês de janeiro para ficar guardado para sempre,” continuou o brasileiro, lembrando que começou a jogar com Murray no início do mês, tendo sido semifinalista em Doha, campeão em Sydney e campeão em Melbourne, e que jogou pela primeira vez com Vesnina.
“A gente se conhece há um bom tempo. Ela é uma menina super bacana. Falávamos sempre em jogar juntos, mas acabava não dando. Depois que a Sania não quis mais jogar comigo, falei com ela, topou na hora e deu super certo. Ela jogou um altíssimo nível de tênis e como já ganhou Grand Slam nas duplas, é experiente e manteve a calma nos momentos importantes. A ideia é jogar o ano todo com ela,” antecipou Bruno.
Além de ter agora 4 trofeus de Grand Slam e de ter dobrado o número de títulos no fim de semana, Bruno entrou para a história ao se tornar o primeiro jogador desde Mark Woodforde a ganhar os dois títulos em Melbourne e o primeiro brasileiro, desde Maria Esther Bueno em 1960, a ganhar os dois no mesmo torneio.
“Me sinto extremamente honrado de ter o meu nome ao lado de um cara como o Woodforde e da Maria Esther Bueno. É incrível, sensacional.”
O brasileiro, que mal dormiu entre um jogo e outro, volta ao Brasil e o próximo torneio que disputa é o Rio Open, de 15 a 21 de fevereiro e na sequência joga o Brasil Open. ” Dormi muito mal. É muita adrenalina no corpo. Mas, mesmo tendo dormido 3hs e tomado muito café, fui para a quadra concentrado e focado. Final de Grand Slam é coisa rara, tem que aproveitar e dar o melhor.”
OS QUATRO GRAND SLAMS DE BRUNO SOARES
2012 – US OPEN – Soares e Ekaterina Makarova d. Marcin Matkowski e Kveta Peschke 6/7 6/1 12/10
2014 – US OPEN – Soares e Sania Mirza d. Santiago Gonzalez e Abigail Spears 6/1 2/6 11/9
2016 – AUSTRALIAN OPEN – Soares e Jamie Murray d. Daniel Nestor e Radek Stepanek 2/6 6/4 7/5
2016 – AUSTRALIAN OPEN – Soares e Elena Vesnina d. Coco Vandeweghe e Horia Tecau 6/4 4/6 10-5
E ainda
2013 – WIMBLEDON – Vice-campeão de duplas mistas com Lisa Raymond
2013 – US OPEN – Vice-campeão de duplas com Alexander Peya
Diana Gabanyi