O ucraniano Alexandr Dolgopolov sentiu uma lesão no ombro direito e desistiu de enfrentar o espanhol Rafael Nadal, em partida programada para a noite desta sexta-feira, pelas quartas de final do Rio Open apresentado pela Claro. Com o abandono do ucraniano, o cabeça de chave número 1 do torneio avançou à semifinal sem precisar entrar em quadra. Nadal aguarda o vencedor da partida entre o uruguaio Pablo Cuevas e o argentino Federico Delbonis. A semifinal será neste sábado, em horário a definir.
Dolgopolov sentiu dores no ombro na partida de duplas, na quinta-feira. Nesta tarde, no treinamento para a partida contra Nadal, as dores pioraram e ele decidiu pelo abandono.
É a terceira vez na temporada que Nadal alcança uma semifinal – foi vice-campeão em Doha e semifinalista em Buenos Aires. O dono de 14 títulos de Grand Slams venceu cinco de sete jogos que havia feito com Dolgopolov, mas o ucraniano havia levado a melhor nas últimas duas vezes em que se encontraram. A final no Rio Open 2016 pode ser a centésima de Nadal na carreira, e a 56ª no saibro.
Nadal enfrentou Cuevas em duas oportunidades e venceu ambas, a última delas em Hamburgo, no ano passado. Contra Delbonis também são dois confrontos com duas vitórias, sendo que o último foi nas quartas de final em Buenos Aires, na semana passada.
Diana Gabanyi/Camila Coimbra/Lia Benthien