Disputa da chave principal começa nesta segunda-feira a partir das 8h30min na Sogipa
Porto Alegre/RS – A Sogipa recebe a partir das 8h30min desta segunda-feira (14) a primeira rodada das chaves principais dos 12 anos, 14 anos e 16 anos do 33º Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú. No domingo, foi realizada a rodada decisiva do qualifying das categorias dos 14 e dos 16, masculinos e femininos. Os resultados mostraram o domínio dos tenistas brasileiros, que garantiram a maioria das vagas pelo torneio qualificatório. A única exceção ao domínio brasileiro ocorreu nos 16 anos masculino: o uruguaio Emiliano Troche venceu o brasileiro Guilherme Taiguara por 6/3 e 7/5.
Os demais representantes do Brasil que chegaram às finais tiveram bons resultados. Destaque para o paulista Bruno Botelho Pessoa. Jogando na quadra principal, Pessoa venceu o compatriota Igor Koshiba, em sets diretos, 7/5 e 6/2. “Foi um quali muito duro, mas consegui me preparar muito bem para chegar à chave principal”, comentou o atleta de 16 anos.
Nos 16 anos femininos, todas as quatro vagas ficaram com as brasileiras. A mineira Mariane Borboleta venceu Catharina Rocha Azevedo por 6/3 e 6/4. “A chave principal terá jogadoras muito fortes, quero me preparar mais”, disse Mariane. Já a brasiliense Luiza Fullana, que aos 14 anos joga na categoria acima, venceu Gabriela Takita por 6/0 e 6/1. “Quero ganhar experiência nos 16 anos, aproveitando o alto nível do torneio”, afirmou Luiza.
14 ANOS – Tanto no masculino quanto no feminino, os brasileiros dominaram nos 14 anos. O paulista Matias Rasmussen, que no ano passado venceu nos 12 anos, passou pelo qualifying ao vencer Vinicius Pereira Rodrigues com duplo 6/1. Outro destaque foi a paulista Erika Cheng, favorita no quali, que venceu Julia Monte-Mor também com duplo 6/1 e garantiu presença na chave principal. Os jogos da categoria começam às 9h30min desta segunda-feira.
O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal Brasil, ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, Tramontina, Panvel, Zenvia, Estácio e Net. A organização e a realização são da ALDEeA; e a consultoria técnica, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).
Cláudia Coutinho