Jogos de quartas de final acontecem nesta quarta-feira, a partir das 10h, na FCT
Florianópolis (SC) – Principal favorita ao título do WTA Brasil Tennis Cup 2016, a tenista sérvia Jelena Jankovic, ex-número 1 do mundo, foi surpreendida pela romena Ana Bogdan, número 127 do mundo, com parciais de 6/2 7/5, em 1h29min de partida. As demais favoritas que entraram em quadra nesta terça-feira conseguiram avançar às quartas de final, que acontecem nesta quarta-feira a partir das 10h na quadra central, com transmissão ao vivo do Bandsports e entrada mediante doação de 2 kg de alimentos não-perecíveis na Federação Catarinense de Tênis (FCT), em Florianópolis.
Aos 23 anos, Bogdan conseguiu a maior vitória de sua carreira ao desbancar a número 27 do mundo Jankovic. Elas haviam duelado apenas uma vez, no ano passado, em Hong Kong, com a sérvia levando a melhor. Desta vez, Bogdan conseguiu salvar três set points na segunda parcial e eliminou a cabeça de chave 1 para ir às quartas de final contra a também surpreendente ucraniana Lyudmyla Kichenok, que entrou no torneio como lucky loser e venceu nesta terça a tcheca Tereza Martincova.
“Acreditei em mim mesmo e consegui. Definitivamente é uma das maiores vitórias que consegui até agora. Joguei uma vez contra Martina Hingis (em uma exibição), mas eu era juvenil e gostei muito daquele jogo, foi um dos melhores jogos que eu já joguei. Mas esse não consigo comparar com qualquer outro jogo que já fiz, estou feliz de uma maneira inexplicável”, comemorou Bogdan.
“A bola estava bem pesada, bem lenta e não ia a nenhum lugar. Eu tentava bater o mais forte que eu podia, tentava colocar spin, muito diferente do que eu me preparei e do que eu me acostumei aqui. Infelizmente as condições não ajudaram meu jogo, mas ajudaram a Bogdan que soube aproveitar, foi melhor e venceu”, lamentou Jankovic.
Outra favorita que entrou em quadra nesta terça-feira foi a porto-riquenha Monica Puig, que derrotou a ucraniana Olga Savchuk sem dificuldades, com parciais de 6/0 6/4, em 1h de partida na Quadra Central.
“No segundo set, ela jogou melhor que o primeiro. Começou a ser muito agressiva e conseguiu alguns winners, isso é esperado e acho que ela fez um grande trabalho, mas me foquei no que eu tinha que fazer para fazer um grande jogo e ganhar essa partida”, analisou Puig, que volta à quadra nesta quarta contra a japonesa Naomi Osaka. “Joguei contra ela há algum tempo. Treinei com ela essa semana e ela bate na bola muito forte, tem um saque muito forte. Tenho que focar no meu jogo e no que eu conseguir fazer para colocá-la em dificuldades”, completou a porto-riquenha.
A participação brasileira no Brasil Tennis Cup se encerrou nesta terça-feira com a derrota da paulista Paula Gonçalves para a romena Irina-Camelia Begu, cabeça de chave número 2 do torneio, que conseguiu fazer uma grande partida na segunda rodada e venceu com parciais de 6/1 6/2, em 1h08min, para se garantir nas quartas de final contra a japonesa Nao Hibino.
“Foi um jogo duro, uma jogadora bem ranqueada, experiente, que vem fazendo bons resultados. Eu não consegui jogar, o jogo não teve muito ritmo. No segunto set consegui melhorar, tive algumas chances de quebra, mas não consegui entrar no jogo, em momento algum consegui impor meu jogo, atacar”, afirmou a tenista brasileira.
Apesar da eliminação, Paula sai de Florianópolis pela primeira vez com uma vitória na chave de simples e terá o melhor ranking da carreira na próxima semana devido aos pontos que obteve no Brasil Tennis Cup. “Estou feliz de ter passado uma rodada aqui. Queria ter ido mais longe, mas infelizmente fiquei na segunda rodada. Estou feliz por estar atingindo meu melhor ranking, cada vez mais próxima do top 100”, analisou a tenista que segue para defender o Brasil nas duplas nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Nas duplas, as jovens brasileiras Carolina Meligeni Alves e Luisa Stefani foram superadas nas quartas de final pela francesa Alizé Lim e a russa Valeryia Solovyeva com parciais de 6/3 6/4. As finalistas de duplas serão conhecidas na tarde desta quarta-feira, na Quadra 1, em Florianópolis.
Confira abaixo a programação desta quarta-feira
QUADRA CENTRAL – a partir das 10h
[4] Jelena Ostapenko (LAT) vs [6] Timea Babos (HUN)
Não antes das 12h30
Ana Bogdan (ROU) vs [LL] Lyudmyla Kichenok (UKR)
[7] Nao Hibino (JPN) vs [2] Irina-Camelia Begu (ROU)
[8] Naomi Osaka (JPN) vs [3] Monica Puig (PUR)
QUADRA 1 – Não antes das 12h
After Suitable Rest – [3] Timea Babos (HUN) / Reka-Luca Jani (HUN) vs Montserrat Gonzalez (PAR) / Ana Sofia Sánchez (MEX)
After Suitable Rest – [1] Lyudmyla Kichenok (UKR) / Nadiia Kichenok (UKR) vs Alizé Lim (FRA) / Valeryia Solovyeva (RUS)
Confira abaixo os resultados desta terça-feira:
Simples – Segunda Rodada
Ana Bogdan (ROU) d. [1] [WC] Jelena Jankovic (SRB) – 6/2 7/5
[2] Irina-Camelia Begu (ROU) d. Paula Gonçalves (BRA) – 6/1 6/2
[3] Monica Puig (PUR) d. Olga Savchuk (UKR) – 6/0 6/4
[4] Jelena Ostapenko (LAT) d. Catalina Pella (ARG) – 6/2 6/3
[6] Timea Babos (HUN) d. Alizé Lim (FRA) – 6/0 6/1
[7] Nao Hibino (JPN) d. Veronica Cepede Royg (PAR) – 6/3 7/6(6)
[8] Naomi Osaka (JPN) d. [Q] Montserrat Gonzalez (PAR) – 6/3 6/0
[LL] Lyudmyla Kichenok (UKR) d. Tereza Martincova (CZE) – 1/6 6/4 7/6(1)
Duplas – Quartas de final
[1] Lyudmyla Kichenok (UKR) / Nadiia Kichenok (UKR) d. Guadalupe Perez Rojas (ARG) / Renata Zarazua (MEX) 6/2 6/0
Montserrat Gonzalez (PAR) / Ana Sofia Sánchez (MEX) d. [2] Chia Chuang (TPE) / Jelena Ostapenko (LAT) – 3/6 6/4 0-4
[3] Timea Babos (HUN) / Reka-Luca Jani (HUN) d. Veronica Cepede Royg (PAR) / Tereza Martincova (CZE) – 6/0 6/1
Alizé Lim (FRA) / Valeryia Solovyeva (RUS) d. [WC] Carolina Alves (BRA) / Luisa Stefani (BRA) – 6/3 6/4
Juliana Pamplona/Rubens Lisboa