Dolgopolov e Thiem também avançam às oitavas de final do ATP 500
Dessa vez o brasileiro Thomaz Bellucci não se intimidou ao enfrentar o favorito ao título do Rio Open apresentado pela Claro. O número 1 do país fez uma boa exibição e derrotou o japonês Kei Nishikori, número 5 do ranking mundial, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3, na noite desta terça-feira, na quadra Guga Kuerten, no Jockey Club Brasileiro. O público que encheu as arquibancadas comemorou muito a vitória do brasileiro, que terá agora pela frente o compatriota Thiago Monteiro, na quinta-feira, por vaga nas quartas de final.
Na edição 2015 do maior torneio de tênis da América do Sul, Bellucci enfrentou o espanhol Rafael Nadal e foi derrotado. “Acho que a chave hoje foi me manter concentrado desde o primeiro game. Mesmo sofrendo a quebra no segundo set, não me abati. Joguei bem taticamente, soube me defender, coisa que às vezes não faço bem, e ele teve dificuldade para jogar”, analisou o atual 76º e ex-número 21 da lista.
Foi a segunda vitória de Bellucci sobre um jogador top 5 na carreira – a outra foi contra o britânico Andy Murray, no Masters Series de Madri, em 2011. Nishikori tem 11 títulos na carreira, foi vice-campeão do US Open 2014, medalha de bronze nas Olimpíadas do Rio, e na semana passada foi vice do ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina. “Foi uma grande vitória, uma emoção jogar com a torcida a meu favor, comemorando ponto como se fosse gol. Não é todo dia que vencemos jogadores como ele, mas tenho que seguir trabalhando”.
Dono de quatro títulos na carreira, Bellucci já tinha enfrentado Nishikori em 2015, em Roland Garros, quando foi derrotado por 3 sets a 0. Neste ano, seu melhor resultado foi a semifinal do ATP 250 de Quito. Na quinta enfrentará Monteiro, que faz parte da sua equipe e com quem treinou a pré-temporada. “Conheço o Thiago desde que ele tinha 14 anos, torci para ele hoje e espero que a gente faça um grande jogo para o público”, disse Bellucci, que jogará a chave de duplas com Monteiro.
Se Bellucci comemorou a vitória, Nishikori lamentou a derrota em sua primeira participação no Rio Open. “Foi uma das minhas piores partidas nos últimos anos, nada funcionou. As condições eram diferentes das de Buenos Aires, e não consegui me adaptar. Fiquei frustrado com meu jogo”, lamentou.
Quem também avançou às oitavas de final foi o ucraniano Alexandr Dolgopolov, vice-campeão do Rio Open 2014. Campeão do ATP 250 de Buenos Aires, no domingo, o ex-número 13 manteve o embalo e eliminou o espanhol David Ferrer, campeão da edição 2015, com a vitória por um duplo 6/4.
Ferrer, ex-número 3 do mundo, tinha um recorde de nove vitórias contra duas derrotas contra o ucraniano, mas não conseguiu manter o retrospecto. Assim como no Rio Open 2014, Dolgopolov foi responsável pela eliminação do vice-campeão de Roland Garros 2013.
O próximo adversário do ucraniano será o argentino Horacio Zeballos, que venceu o duelo com o compatriota Carlos Berlocq por 6/2 e 6/3.
Thiem passa por Tipsarevic e volta à quadra nesta quarta contra Lajovic
O austríaco Dominic Thiem estreou no Rio Open com vitória sobre o sérvio Janko Tipsarevic por 6/4 e 7/5. Semifinalista no ano passado, Thiem é o atual oitavo do mundo e uma das novas estrelas do circuito. No ano passado, alcançou a semifinal de Roland Garros, e conquistou quatro títulos. O jovem de 23 anos volta à quadra central nesta quarta-feira, no segundo jogo da rodada noturna, para enfrentar outro sérvio, Dusan Lajovic.
“Estou feliz pela vitória, porque não foi fácil. Ainda estou sentindo os efeitos do jet lag (chegou de Roterdã na segunda-feira), estou um pouco cansado. Mas estou feliz de estar jogando no saibro, de voltar ao Rio”, disse.
Tipsarevic já foi número 8 do mundo, mas passou por quatro cirurgias nos últimos anos, e tenta voltar a seus melhores dias. O campeão da Copa Davis com a Sérvia em 2010 recebeu convite da organização para jogar o Rio Open.
Também nesta terça, o dominicano Victor Estrella Burgos entrou na chave de última hora, como lucky-loser após desistência do austríaco Gerald Melzer, e venceu o argentino Guido Pella, vice-campeão do último Rio Open, por 6/2 e 7/5. O adversário nas oitavas será o espanhol Pablo Carreno Busta.
PROGRAMAÇÃO
22/02/ 2017
QUADRA CENTRAL start 4:30 pm
[7] P. Lorenzi (ITA) or F. Delbonis (ARG) vs D. Schwartzman (ARG)
Not Before 7:00 pm
[5] A. Ramos-Vinolas (ESP) vs F. Fognini (ITA)
D. Lajovic (SRB) vs [WC] J. Tipsarevic (SRB) or [2] D. Thiem (AUT)
QUADRA 1 start 4:30 pm
[WC] T. Bellucci (BRA) / T. Monteiro (BRA) vs [4] J. Cabal (COL) / R. Farah (COL)
[WC] F. Neis (BRA) / J. Souza (BRA) vs [2] L. Kubot (POL) / M. Melo (BRA)
[1] J. Murray (GBR) / B. Soares (BRA) vs M. Daniell (NZL) / M. Demoliner (BRA)
[PR] T. Robredo (ESP) / A. Sa (BRA) vs A. Molteni (ARG) / D. Schwartzman (ARG)
QUADRA 2 start 4:30 pm
[Q] N. Kicker (ARG) vs [Q] A. De Greef (BEL)
[3] P. Carreno Busta (ESP) / P. Cuevas (URU) vs S. Gonzalez (MEX) / D. Marrero (ESP)
P. Lorenzi (ITA) / J. Sousa (POR) vs [Q] F. Bagnis (ARG) / G. Elias (POR)
RESULTADOS DA TERÇA-FEIRA:
Thomaz Bellucci (BRA) 2 x 0 Kei Nishikori (JAP) – 6/4 e 6/3
Thiago Monteiro (BRA) 2 x 1 Gastão Elias (POR) – 2/6, 7/6 (4) e 6/4
Fabio Fognini (ITA) 2 x 0 Tommy Robredo (ESP) – 6/2 e 6/4
Pablo Carreno Busta (ESP) 2 x 0 João Souza (BRA) – 6/3 e 6/4
Alberto Ramos Vinolas (ESP) 2 x 0 Stephane Robert (FRA) – 6/2 e 6/0
Federico Delbonis (ARG) 2 x 1 Paolo Lorenzi (ARG) – 4/6, 6/1 e 6/4
Dominic Thiem (AUT) x Janko Tipsarevic (SER) – 6/4 e 7/5
Alexandr Dolgopolov (UCR) 2 x 0 David Ferrer (ESP) – 6/4 e 6/4
Horacio Zeballos (ARG) 2 x 0 Carlos Berlocq (ARG) – 6/2 e 6/3
Victor Estrella Burgos (DOM) 2 x 0 Guido Pella (ARG) – 6/2 e 7/5
Camila Coimbra/Diana Gabanyi/Fernanda Villas Bôas/Lia Benthien