
Thiago Monteiro (Elemidia/Joma/Babolat/Fundação Beto Studart/Correios), 103º do mundo, estreou com vitória nesta terça-feira no torneio ATP 250 de Bastad, na Suécia, evento com premiação de 482 mil euros, disputado no saibro.
O atleta da Tennis Route vencia o sérvio Dusan Lajovic, 61º colocado, por 6/3 quando o rival, com gripe, optou por desistir: “Estava jogando bem, agressivo, comandando os pontos com a direita, foi um bom set, pena que ele tenha desistido, ninguém gosta de vencer assim, mas faz parte. Agora jogo duro contra o Ramos, canhoto, joga muito bem no saibro”,afirmou Monteiro que enfrenta o 24º colocado do mundo e segundo favorito, o espanhol Albert Ramos, finalista do Masters 1000 de Monte Carlo, este ano. A partida será apenas na quinta-feira.
Christian Oliveira, de apenas 17 anos, atleta da Tennis Route, natural da comunidade de Gardênia Azul, às margens da Av. Ayrton Senna, no Rio de Janeiro, marcou seu primeiro ponto no ranking profissional no torneio future de Wels, na Áustria, competição no saibro com premiação de US$ 15 mil.
O tenista passou o qualificatório e na primeira rodada nesta terça-feira superou o austríaco Dominic Weidinger por 3/6 7/6 (7/4) 7/6 (8/6) salvando três match-points quando perdia 6 a 3 o tie-break do set final. O duelo durou 3h15min.
Campeão Brasileiro na categoria 16 anos, Oliveira comemorou: “Estou muito feliz pelo meu primeiro ponto, mas sei que isso é apenas um passo, vou continuar trabalhando duro para conseguir melhorar meu ranking”, destacou o carioca que seguiu sobre a partida: “Joguei muito bem hoje, comecei um pouco tenso no primeiro set, depois fui me soltando aos poucos, consegui segurar bem no mental , depois o jogo continuou apertado , mas consegui fechar. O cara sacava muito bem, então o jogo foi muito apertado sem quebras no segundo e terceiro set”.
Nas oitavas de final ele enfrenta o alemão Joanes Haerteis, algoz do segundo favorito, o argentino Matias Zukas.
Fabrizio Gallas