Jogos da fase classificatória têm entrada gratuita e acontecem nos dias 17 e 18 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro
A ATP divulgou nesta terça-feira a relação dos tenistas que estão na disputa do Rio Open Qualifying, nos dias 17 e 18 de fevereiro. A fase classificatória premia os quatro melhores tenistas da chave com as últimas vagas para a chave principal de jogos do Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul, que começa a partir do dia 19, no Jockey Club Brasileiro.
O Rio Open Qualifying terá entrada gratuita, com o início dos jogos a partir das 16h. O público terá a oportunidade de acompanhar o quadrifinalista do Australian Open, o americano Tenny Sandgren e os brasileiros Thomaz Bellucci e Thiago Monteiro nas quadras do Jockey, palco onde o paulista na temporada passada derrotou o japonês Kei Nishikori, na época top 5, enquanto o cearense, em 2016, despontou para o circuito mundial ao surpreender o francês Jo-Wilfried Tsonga, então top 10, e em 2017 alcançou as quartas de final, o seu melhor resultado em ATPs na carreira.
A chave do Rio Open Qualifying apresenta novamente altíssimo nível técnico com vários tenistas que já estiveram entre os melhores do mundo. Vale muito a pena para o público comparecer nestas rodadas para vivenciar todo o clima do torneio e ver de perto importantes nomes competindo ou até mesmo assistir aos treinos das principais estrelas do evento, como Marin Cilic, Dominic Thiem, Pablo Carreño Busta, Gael Monfils e outros ídolos do tênis”, disse Luiz Procopio Carvalho, diretor do Rio Open Qualifying.
Além de Thiago Monteiro e Thomaz Bellucci, o Rio Open Qualifying trará ao País outros destaques, como a presença do tenista de maior ascensão neste início de temporada. Trata-se do norte-americano Tennys Sandgren, que eliminou os top 10 Stan Wawrinka e Dominic Thiem em sua campanha como quadrifinalista do Australian Open 2018. Sandgren saltou 42 posições na ATP, ocupando nesta semana a inédita 55ª colocação.
A chave do Rio Open Qualifying ainda terá Casper Ruud, semifinalista do Rio Open no ano passado e os experientes argentino Carlos Berlocq e o espanhol Pablo Andujar, ambos campeões de ATPs e com convocações para a Copa Davis.
A fase classificatória do ATP World Tour 500 é composta por 16 jogadores. Treze entram direto pelo critério do ranking e outros três serão contemplados pela organização com convites para jogar o qualifying. A entrada no Jockey Club Brasileiro para o Rio Open Qualifying será gratuita.
Lista dos tenistas que jogarão o Rio Open Qualifying
Tennys Sandgreen (EUA) – 55º
Nicholas Jarry (CHI) – 95º
Gerald Melzer (AUT) – 98º
Marco Cecchinato (ITA) – 99º
Pablo Andujar (ESP) – 105º
Roberto Carballes Baena (ESP) – 106º
Thomaz Bellucci (BRA) – 107º
Gastão Elias (POR) – 115º
Thiago Monteiro (BRA) – 117º
Carlos Berlocq (ARG) – 118º
Casper Ruud (NOR) – 121º
Pedro Sousa (POR) – 125º
Sebastian Ofner (AUT) – 144º
Diana Gabanyi/Camila Coimbra