São Paulo/SP – A brasileira Maria Esther Andion Bueno, maior tenista do país de todos os tempos, faleceu nesta sexta-feira em São Paulo.
Internada no Hospital Nove de Julho, ela que não teve filhos, faleceu em consequência de um câncer. A notícia foi confirmada pelo seu sobrinho Pedro Bueno.
O velório acontece neste sábado, das 8hs às 15hs, no salão oval do Palácio de Governo de São Paulo.
Em sua gloriosa carreira, Maria Esther Bueno conquistou 19 títulos de Grand Slam, terminou como líder do ranking nos anos de 1959, 1960, 1964, e 1966. Seu primeiro título de Grand Slam, foi conquistado quando ela tinha apenas 19 anos em Wimbledon em 1960. Neste mesmo ano, ela conquistou o título de duplas nos quatro Grand Slam (Austrália Open, Wimbledon, Roland Garros e US Open).
Ao todo, Maria Esther Bueno, que na Europa era chamada da “A bailarina) conquistou 71 títulos, entre simples e duplas. Em 1978 ela entrou para o Hall da Fama.
A doença
Ano passado, ela retirou um câncer no lábio, mas o tumor se espalhou para o sistema digestivo, com algumas sessões de fisioterapia, ela apresentou melhoras, porém em abril, a situação se agravou muito. Enquanto jogava uma partida de tênis, ela que jamais abandonou o esporte, sentiu dores. Após uma visita ao seu médico, soube que o problema tinha virada uma metástase.
Desta vez, ela optou por não fazer quimioterapia, optou pela imunoterapia. Lucida, na última terça-feira, assistiu à partida entre Novak Djokovic e o italiano marco Cecchinato, valido pelas quartas de finais de Roland Garros.
Luiz Fernandes