Nesta terça-feira (12), no segundo jogo na O2 Arena, na capital londrina, dupla não passou por Klaasen e Venus
São Paulo (SP) – Marcelo Melo e Lukasz Kubot vão decidir a classificação para a semifinal do ATP Finals nesta quinta-feira (14) diante do norte-americano Rajeev Ram (EUA) e do britânico Joe Salisbury. Será a terceira e última rodada do Grupo Jonas Bjorkman. Depois de estrear no domingo (10) com vitória, nesta terça-feira (12), no segundo jogo, Melo e Kubot – segunda melhor dupla do torneio – não passaram pelo sul-africano Raven Klaasen e pelo neozelandês Michael Venus (5) na O2 Arena, em Londres, na Inglaterra. Klaasen e Venus marcaram 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/4, em 1h10min.
Agora, a vitória contra Ram e Salisbury (4) garantirá uma das vagas do grupo na semifinal. A outra já é de Klaasen e Venus. Nesta terça, no jogo que deu início à rodada, Ram e Salisbury ganharam do croata Ivan Dodig e do eslovaco Filip Polasek (8) por 2 a 1 (3/6, 6/3 e 10-6), que ficaram assim fora da busca pela classificação.
“Hoje faltou um pouquinho para nós. Começamos com a quebra abaixo já no início do jogo, o que não é muito bom, especialmente contra uma dupla que saca muito bem. Tivemos de correr um pouco atrás, com algumas chances, mas estava faltando uma pegada, uma conexão melhor”, explicou Marcelo, patrocinado por Centauro, BMG, Itambé e Taroii, com apoio da Volvo, Orfeu Cafés Especiais, VOSS e Confederação Brasileira de Tênis.
“O bom do Finals é que temos mais uma chance na quinta-feira. Está na nossa mão a classificação. Quem ganhar, segue. Então amanhã (quarta) é colocar em prática, nos treinos, o que poderíamos ter melhorado hoje para chegar com tudo. Espero que dê tudo certo. Agora é fazer uma boa preparação para o último jogo do grupo”, completou.
No primeiro set, Klaasen e Venus aproveitaram a única chance de quebra de toda a série, no quarto game, para abrir 3/1 e seguir com a vantagem, marcando 6/3. No segundo, o break veio no nono game, com os adversários fazendo 5/4 e, na sequência, fechando em 6/4.
O Finals reúne as oito melhores duplas da temporada. Na primeira fase, elas são divididas em dois grupos, jogando todas contra todas dentro dele. As duas melhores de cada um disputam as semifinais, neste sábado (16). A decisão será neste domingo (17).
Marcelo faz sua sétima participação seguida (desde 2013) no Finals, recordista entre os brasileiros, a terceira ao lado do parceiro polonês (2017, 2018 e 2019). Foi duas vezes vice-campeão: com Kubot, em 2017, e com Dodig, em 2015.
Grupos
Grupo Max Mirnyi
(1) Juan Sebastian Cabal / Robert Farah (Colômbia)
(3) Kevin Krawietz / Andreas Mies (Alemanha)
(6) Jean-Julian Rojer (Holanda) / Horia Tecau (Romênia)
(7) Pierre-Hugues Herbert / Nicolas Mahut (França)
Grupo Jonas Bjorkman
(2) Marcelo Melo / Lukasz Kubot
(4) Rajeev Ram (EUA) / Joe Salisbury (Grã-Bretanha)
(5) Raven Klaasen (África do Sul) / Michael Venus (Nova Zelândia)
(8) Ivan Dodig (Croácia) / Filip Polasek (Eslováquia)