Mateus Alves e Pedro Boscardin foram anunciados hoje como os dois últimos convites para a chave do qualifying do Rio Open, da sétima edição do maior torneio de tênis da América do Sul. Alves e Boscardin fazem parte da nova geração do esporte brasileiro.
O ATP 500 acontece de 15 a 23 de fevereiro e contará com a presença de grandes nomes na chave principal, como Dominic Thiem, 4 da ATP e vice-campeão do Australian Open no último domingo, Matteo Berrettini, oito do mundo, além de Diego Schwartzman, 14, Borna Coric 28, Fernando Verdasco e os brasileiros Thiago Monteiro, Felipe Meligeni e Thiago Wild. Alves e Boscardin se juntam a João Menezes e serão os três brasileiros em busca de uma das 4 vagas para a chave principal da competição. Os ingressos a partir de R$ 30,00 para a chave principal estão à venda no site Tudus.
“Com os convites do Mateus e o Pedro estamos cumprindo nosso compromisso em dar oportunidades para a nova geração do tênis brasileiro. Eles são merecedores dessa oportunidade pelos resultados que vem conquistando e torcemos para que eles aproveitem essa experiência ao máximo e consigam alavancar ainda mais as suas carreiras,” disse Luiz Carvalho, Diretor do Rio Open.
Boscardin, 17 anos, que recebeu o convite através da parceria do Rio Open com o Time Guga, já foi reconhecido internacionalmente pelos resultados alcançados desde os 14 anos no circuito juvenil. Recentemente conquistou dois vice-campeonatos em torneios da gira ITF juniors nível 1 na Colômbia e na Costa Rica e chegou a seu melhor posto na lista até 18 anos da ITF- 25º. Lugar. Nesta semana disputa a Brasil Juniors Cup, como um dos favoritos.
“Gostaria de agradecer ao time Guga, porque vai ser uma oportunidade única para mim e está vindo em um momento especial. Comecei o ano muito bem e estou feliz em receber essa notícia. Quero aproveitar ao máximo e fazer bons jogos. È muito bom para nós juvenis estar podendo conhecer melhor esses torneios nível ATP e melhorar cada vez mais”, comentou Boscardin.
Mateus Alves, aos 19 anos, já conseguiu furar a barreira da transição para o profissional e entrou no ranking da ATP, onde é o 625º. Em novembro do ano passado ganhou seu primeiro título no ITF M15 em Cancún, México, mesmo ano em que estreou no quali do Rio Open como convidado.
Nesta temporada, mais experiente, espera aproveitar melhor a chance.
“Sou muito grato pela oportunidade de jogar o maior torneio de tênis da América do Sul. Agradeço especialmente ao diretor do Rio Open, Luiz Carvalho, que sempre busca ajudar os jogadores mais jovens e ao Guga. Venho trabalhando muito duro e darei meu melhor em quadra. Espero aproveitar ao máximo e conto com a torcida dos brasileiros”, falou Mateus.
O qualifying será disputado nos dias 15 e 16, com entrada gratuita no Jockey Clube e streaming no site do Rio Open, para quem não puder estar no local.