Nova Iorque/EUA – Soeren Friemel, chefe de arbitragem do US Open, declarou que não havia outra opção, a não ser a de desclassificar o sérvio Novak Djokovic no incidente ocorrido no último domingo na partida contra o espanhol Pablo Carreno-Busta.
Frustrado após ter o seu serviço quebrado, o numero 1 do mundo, arremessou uma bola para o fundo da quadra Arthur Ashe Stadium de foram inadvertida, e acabou acertando uma juíza de linha na garganta.
Freimel disse a repórteres em Flushing Meadows que a ação justificou a desclassificação do sérvio da competição. “Com base no fato de que a bola foi atirada com raiva, de forma imprudente, e foi direto para a garganta do árbitro de linha”, embora ele acreditasse que o sérvio não teve a intenção do ato.
“Existem dois fatores: um é a ação e o outro é o resultado”, disse Friemel, segundo relato da agência Reuters. “E embora não houvesse intenção, o resultado de acertar uma árbitra de linha e ela claramente ter se machucado foi o fator essencial no processo de tomada de decisão”.
Friemel é arbitro geral do torneiro desde 2019, disse que nunca havia desclassificado um jogador em um evento de Grand Slam, sabia que seria uma decisão muito difícil. “Desclassificar um jogador em um Grand Slam é uma decisão muito importante e difícil. Não importa se é no Arthur Ashe, se é o número 1 do mundo, ou qualquer outro jogador em qualquer outra quadra. Você precisa acertar e você precisa tomar a decisão certa. E todos na quadra estavam cientes do que está em jogo”.
“Era muito importante para mim saber exatamente o que havia acontecido. Por isso, conversei com Andreas Egli [supervisor do Grand Slam] e Aurelie Tourte [árbitra de cadeira da partida]. O protocolo diz que eu também tenho que falar com Novak, então ele me falou o seu ponto de vista”, comentou. “Todos estávamos de acordo que não foi algo premeditado, mas a realidade é que ele a acertou e machucou”.
Falando ao jornal Marca, Friemel esclareceu que não existe uma revisão em vídeo da jogada neste tipo de situação e que “A velocidade com que a bola atingiu o pescoço do juiz” teve influência na sua decisão.