Vencedor da categoria universitária em 2009, 2010 e 2013, Yuri Radomsky tenta chegar ao quarto troféu nas quadras da sua própria universidade, a PUCRS
Já são três os troféus do Circuito de Tênis Escolar e Universitário, apresentado pelo Itaú por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, que adornam a coleção de Yuri Radomsky. Jogando em casa, o aluno da PUCRS, onde se realiza o torneio, conquistou os títulos de simples da categoria universitária em 2009, 2010 e 2013.
Neste sábado (dia 23), Yuri volta às quadras rápidas do Parque Esportivo da universidade (Av. Ipiranga, 6690, prédio 81), em Porto Alegre, em busca do tetra no já tradicional torneio de integração entre esporte e escola, que oferece um dos prêmios mais cobiçados pelos tenistas-estudantes do país: os vencedores das chaves de simples nas categorias 12 anos, 14 anos, 18 anos e universitária, tanto no masculino quanto no feminino, ganham um curso de duas semanas com tudo pago para treinamento de tênis e estudo de línguas na Academia Sánchez-Casal, em Barcelona, na Espanha.
Nesta sexta, na disputa das quartas de final, Yuri conquistou a vaga às semis ao vencer Lucas Severo, também da PUCRS, por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/4. No sábado, a partir das 8h30min, ele decide uma vaga na final do Circuito contra João Pedro Laydner, da Universidade Federal de Pelotas, que nas quartas passou por Mario Ungaretti, da PUCRS, por 6/3 e 6/1.
A outra semifinal será disputada entre Lucas Izkovitz, da Universidade Católica de Pelotas, e Arthur Etzberger, da Feevale, de Novo Hamburgo. No ano passado, Etzberger levantou o troféu de campeão da categoria 18 anos na etapa do Circuito de Tênis Escolar e Universitário de Porto Alegre.
Feminino — Pela chave de simples feminina na categoria universitária, a atual campeã também disputa as semifinais em busca de uma vaga na decisão e, quem sabe, de mais um título no Circuito. Carmene Dotto Goulart, aluna da FAMES, de Santa Maria, enfrenta Jalesca Mendes, da Faculdade Sogipa, em partida prevista para começar às 9h30min. No mesmo horário, a poutra semifinal feminina será disputada entre Martina Yurgel, da PUCRS, e Giulia Andreazza, a única estudante de fora do Rio Grande do Sul ainda viva na chave, representado a UNIVALI, de Itajaí (SC).
Este ano, a novidade do Circuito é a possibilidade de alunos-atletas de todo o país poderem participar da disputa. Estudantes do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná podem se inscrever para a etapa realizada em Porto Alegre.
Gratuitas, as inscrições para as categorias 12, 14 e 18 anos ainda estão abertas, obrigatoriamente por meio do site do Circuito. Qualquer aluno(a) regularmente matriculado em uma instituição de ensino da rede pública ou privada pode jogar, independentemente do nível técnico de tênis.
A iniciativa do Circuito tem apoio do Itaú, que por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte busca fornecer oportunidades para estudantes praticarem o esporte em um ambiente saudável, promovendo a integração e atuando como auxiliar da formação acadêmica.
Premiação — Todos os 24 campeões da chave de simples, no masculino e no feminino, de cada seletiva regional, viajam com tudo pago para a Espanha. Serão duas semanas, no período de férias escolares, em que os campeões deste ano irão treinar e estudar idiomas (inglês ou espanhol) em umas das mais renomadas academias de tênis da Europa, a Sánchez-Casal — por onde já passaram estrelas do circuito mundial profissional como o britânico Andy Murray, a sérvia Ana Ivanovic, o búlgaro Grigor Dimitrov, entre outros.
Marianne Scholze